Papo com Especialista!
- Admin
- 23 de ago. de 2017
- 4 min de leitura

Nossa equipe do Blog, conversou com Sebastião Nunes Filho,Psicólogo Clínico, Especializando em Ergonomia do Trabalho e Praticante de Mindfulness, Colaborador da Organização Hospitalar Casa Santa Isabel Saúde em Ubá, sobre a pratica da Técnica Mindfulness, seu conceito e usabilidade dentro das organizações e alguns outros métodos para diagnosticar, intervir e sanar possíveis problemas relacionados a Fatores de Riscos Psicossociais.
1- O que é e onde surgiu a Técnica Mindfulness ou "Atenção Plena"? R- Mindfulness consiste no estado de mente presente, centrada no aqui e agora, prestar atenção consciente nas sensações comuns do dia a dia, como o ato de respirar, escovar os dentes, caminhar,estudar ou outra situação corriqueiras, porém sem deixar a mente devagar. Deixando de lado pensamentos negativos e destrutivos do passado e do futuro.Com isto, utiliza-se várias abordagens, como entender o poder dos pensamentos no corpo, formas de respirações mais eficazes em prol do estado de "Atenção Plena". Nossa mente tende a perder o foco nas atividades que se faz necessário, procurando geralmente o que nos dê um prazer imediato, como os recursos tecnológicos nos celulares, watsapp, facebook ou instagram perdendo em produtividade, qualidade e consistência nos atos que demandam uma atenção mais focada.Hoje em dia, é grande o número de pessoas que procuram ajuda profissional devido a problemas como sobrecarga mental, pressões dos chefes por produtividade no trabalho, jornada de trabalhos excessivas, conflitos com filhos, conjuges, dívidas dentre outras que comprometem a qualidade de vida mental.Outra questão muito difundida em nossa sociedade é a de que pra se ter reconhecimento deve-se ter uma conduta multitarefa, o que não se justifica, após os estudos provarem que nosso cérebro somente consegue prestar atenção de forma eficaz em um evento de cada vez.Grande parte destes conflitos podem ser agravados por questões de ansiedades, depressões, inseguranças causando sofrimentos e perdas de qualidade de vida.Mindfulness vai na contramão destes processos mentais, trazendo o foco no momento presente, fazendo uma avaliação mais criteriosa do que se deve prestar atenção realmente, sem julgar os eventos externos.A meditação em Mindfulness promove mudanças na estrutura cerebral de quem a pratica, conforme provou as análises de tomografias cerebrais nos Estados Unidos. Na verdade, meditar é uma conduta simples e milenar, porém nos últimos anos, o cientista e médico Jon Kabat-Zinn criador e organizador do desenvolvimento da presença Mindfulness para o ocidente propos após vários testes com pacientes com dores crônicas, a meditação (não religiosa) nestes pacientes.Ele realizou o primeiro programa de Consciência Plena em 1979, na Escola de Medicina da Universidade de Massachussets e obteve muito sucesso em pacientes com dor crônica e quadro de estresse. Até então, a própria medicina havia reconhecido que tratamentos convencionais não alcançavam os efeitos esperados nesse grupo de pacientes. A partir daí, outros cientistas começaram a fazer novas pesquisas e puderam ver as eficácias da técnica.Abaixo uma figura educativa,utilizado no treino de Mindfulness com crianças, ilustra o que seria o processo de Atenção Plena de quem pratica.
2-Esta técnica pode ser aplicada em qualquer ambiente de trabalho? R- Sim. Pode ser utilizado tanto no mundo corporativo, quanto nas instituições de ensino, presídios, hospitais, autoescola, na medicina, no combate a dores reumáticas e crônicas, pacientes com doenças terminais,dependências químicas, transtornos mentais, dentre outras.
3-Como são analisados os resultados desta técnica ? R- O Efreiburg Mindfulness Inventory (FMI), foi um dos primeiros instrumentos de autoavaliação de Mindfulness criado.Com ele avalia-se os efeitos da meditação nos praticantes, como concentração, bem estar e estado geral de saúde.Além disso, correlações significativas têm sido apresentadas com constructos avaliados por outros instrumentos como Questionário de Estado e Traço de Ansiedade, Questionário de autoconsciência 36, de experiências dissociativas, Escalas de depressão autor-relatada, Depressão de Beck, autoestima, estresse percebido, autossuficiência e de afeto negativo e positivo.
4-Pode citar algum Órgão Governamental que utiliza desta técnica para gestão de risco psicossocial? R- Mindfulness já é aplicada em escolas e instituições do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido, nos Estados Unidos estão presente em empresas como Google dentre outras. Na Europa também há uma grande expansão da utilização de Mindfulness em diversas áreas, como no Parlamento Inglês, em que os funcionários pediram ao governo mais facilidade de acesso às terapias baseadas em Mindfulness. As polícias Canadenses estão passando por treinamento em Mindfulness, com o intuito de reduzir ansiedades e estresse na profissão.A polícia de Manchester, na Inglaterra, também está recebendo sessões com este mesmo intuito e já colhe resultados positivos, tendo em vista a diminuição de policiais afastados por problemas emocionais e em casos de violência em ações de combate ao crime. Já no Brasil, a prática do Mindfulness chegou ao SUS há alguns anos, introduzida pela Escola Paulista de Medicina (EPM – UNIFESP), o Centro Mente Aberta, um dos pioneiros na América Latina.
5-Você já utilizou já utilizou de outras ferramentas para avaliação e intervenção de gestão de risco psicossociais? Quais? R- A empresa utiliza também o Feedback Emocional por parte dos profissionais da psicologia da empresa, em que ocorre um retorno dos colaboradores dos setores diversos, sendo que todos policiam todos, com mudanças de humor na empresa.Com esta conduta, busca-se prever pequenos inícios de doenças mentais ou conflitos pessoais que caibam uma intervenção psicológica preventiva, em prol da qualidade de vida dos colaboradores.Terapias psicoterápicas breves também são utilizadas em caso mais acentuados, sendo encaminhado para acompanhamentos psiquiátricos, caso o profissional ache pertinente.Busca-se sempre a lei do menor dano, sendo que mitos são quebrados com estas condutas, como acreditar que se deve procurar ajuda psicológica durante os sofrimentos, o que não ocorre em países de primeiro mundo, que faz-se uso da prevenção igual as avaliações médicas preventivas que já ocorrem aqui no Brasil.
6- Por que a empresa a qual trabalha resolveu investir na utilização destas ferramentas? R- Por ser uma instituição hospitalar,os colaboradores tendem a sofrer de pressões emocionais, estresse, ansiedades, perdas de vidas de pacientes causando sensação de impotência, depressões, ansiedades, baixa estima de forma silenciosa.Partindo da percepções destes eventos, teve-se a ideia de buscar uma qualidade de vida mental destes colaboradores, complementando as já tradicionais políticas de Medicina e Segurança do Trabalho na empresa, com o batizado programa "Cuidando do cuidador". O Brasil ainda carece de uma política pública de saúde mental preventiva, sendo a intervenção em Mindfulness, uma ferramenta barata, já comprovadamente eficaz e que poderá fazer uma sociedade mais saudável mentalmente.
Комментарии